quinta-feira, 6 de setembro de 2007

IQO E BONFÁ...A PARCERIA NO AR

VOTEM! VOTEM! VOTEM!
Já está disponível para audição e votação, a minha parceria com o Marcelo Bonfá, da Legião Urbana.
Entre em http://www.marcelobonfa.com.br/vote/ e selecione "Contando Estrelas", música dele, letra minha.
Vai lá!!!!

sexta-feira, 29 de junho de 2007

NAQUELE DIA - baixe agora !!

Alô pessoal, tudo bem,,

O mais novo som pra vcs curtirem!!

Baixe agora em nosso site!!

- NAQUELE DIA - Nova! - clique aqui

Abraços!!

Caio

terça-feira, 26 de junho de 2007

Pocket Show

19/mai/07,

Um espaço muito legal que a livraria Saraiva disponibiliza para que os artistas divulguem seus trabalhos.



O palco é dos livros, mas tomamos emprestado para tocar os sucessos do CD Hábitos Estranhos, que está a venda na loja e de bonus mostramos algumas musicas novas.

Algumas imagens captadas pelo público e suas cameras estão disponiveis no YouTube, Valeu!!

- Adoravel Ladra
- Um dia sem Você
- Quarto Escuro
- Naquele dia /Nova!!

- Fotos do show por JP

quinta-feira, 12 de abril de 2007

...SE LEMBRA QUANDO A GENTE CHEGOU UM DIA A ACREDITAR...

Pois é.
Me lembro de 1987. Era dezembro e eu comprei o LP Que País É Esse? da Legião Urbana.
Pra explicar: Legião era tudo. Quase nunca apareciam na TV. Era um mito.Legião representava a voz da minha geração. Foi a banda que me fez dar atenção aos encartes com letras nos discos. A banda que me fez ser músico e ter uma banda. E compor.
Todo mundo queria compor como Renato Russo-Dado Villa Lobos-Marcelo Bonfá.
Esperei 6 meses pros caras virem à Porto Alegre tocar o disco q havia comprado.
A cidade parou. Teve show extra no outro dia. O Gigantinho ficou pequeno. Pude escutar os quase 10 minutos de Faroeste Caboclo na íntegra, ali, bem pertinho do palco. Loucura coletiva.

Passados todos esses anos, já dez da morte do Renato, quando recebo um telefonema em casa do André Rafael, do Rio de Janeiro, me convidando pra fazer uma letra pro disco solo do Marcelo Bonfá....sim o baterista da Legião Urbana.
Não acreditei. Vi o sonho de poder fazer parceria com um dos caras que me influenciaram diretamente.
Recebi o mp3 com a melodia e escrevi ZELO. Uma balada bem suave, fiz uma letra idem.
Dois dias depois, o André me liga e diz q o cara adorou e que me mandaria mais duas letras pra eu fazer.
Trocamos telefonemas, emails...e a parceria vai bem.

Só a música proporciona tamanho prazer e realização.
E o disco dele tá ficando ótimo.

terça-feira, 20 de março de 2007

INDEPENDENTES FUTEBOL CLUBE

Hoje abri meu email e fiquei feliz com o q li:

"Olá galera da Stereobox!
Estou escrevendo para contar que a faixa Parece Estranho vai rolar no programa frente de hoje, 19/03, a partir das 22 horas.
O programa vai ao ar em todas as cidades que contam com a Oi FM (Rio, Bh, Uberlândia, Vitória, Recife e Fortaleza) e online, no site oifm.com.br
Parabéns e sucesso!
Dani Schermann
Produtora do programa frente"

Faz um tempo q meu amigo Seadi (www.seadi.mus.br) me falou do Programa Frente, durante nossa caça desenfreada por divulgação na rede. Esse programa virtual, apresentado e produzido pelo Henrique Portugal, tecladista do Skank, dá espaço à bandas independentes. Faz um tempo q mandamos material, recebemos alguns emails da produção agradecendo a participação, o próprio Henrique me mandou um...e agora, finalmente, aconteceu.
Isso deixa mais claro que o futuro próximo vai ser dominado pela internet. Quem vai entrar numa loja e gastar trinta e tantos reais num cd?
Só falta um controle mais eficiente pras bandas poderem analisar o seu potencial na rede. O perfil de quem baixa o material, quantos downloads por mês, quais as regiões do Brasil que baixam com mais frequência, ou seja, se souberem QUEM É O SEU PÚBLICO, dominarão o mercado. Por enquanto, levantar a bandeira pela independência é só uma questão de auto-defesa, mais nada. Em breve, vai ser um ideal.

Portanto, vamos usar e abusar no real e do virtual. Sem dó nem piedade.
"- Vai um mp3 aí?"
IQO

A vida vem,, quando você chegar...

Era alto mar, quando haviam feito uma pré de Naquele Dia, curiosidade brava, pois até então só tinha ouvido com as bases, sabia que havia muito trabalho a ser feito para aprontar aquela musica.. Pedi que me enviasse um mp3, para poder sacar o que estava rolando,, Surpresa total, haviam mudado algumas linhas da voz, interessante mas não gostei muito.. O que estourou na musica e deu uma ID bem legal mesmo, foi uma guita que o Pablito mandou ver, muito bom!! Baita som!! É claro que no processo de criação muitas coisas aparecem e outras se vão, acho que teremos mais algumas sessões pro IQO, etc.. Mas o caminho tá muito bem desenhado, baita som!! To curtindo pacas!! mais um pouco o som ta na área !!

'FOI NAQUELE DIA EU LEMBRO
O ADEUS QUE EU NUNCA ESQUEÇO
QUAL DOS DOIS SERÁ O MESMO
QUAL DOS DOIS EU MAIS PAREÇO'

LA FORA...

Um abraço!!

quinta-feira, 15 de março de 2007

AFINIDADES...




Mas esse lance de sacar o que se quer de uma música que se apresenta na nossa frente é uma coisa muito curiosa. Eu tenho experiências musicais com o Caio, onde tínhamos um projeto que foi exaustivamente ensaiado e tocado de todas as maneiras, onde o Iqo, numa dessas, tocou guitarra com a gente na OSPA. Tenho também uma loooonga amizade com o Iqo, éramos colegas de segundo grau. E o mais curioso de tudo isso, na estrada, é que essas duas pessoas que conheço e, agora toco junto, nunca tinham rolado um som juntos antes...
De repente as coisas começam a se definir dentro do estúdio e temos a facilidade e o dom maravilhoso que o Iqo tem de escrever música boa, certamente, nos ajuda. Não poderia ser melhor. Tá rolando uma nova fase, bem mais madura e objetiva. Estamos ainda contando com o auxilio luxuoso do Jorge Dorffmann, baaaaaita músico.
Mas tudo isso me leva a crer que quando rola sinceridade, empatia e amizade, o som parece fluir melhor.
Por isso, sou obrigado aqui a parafrasear o Humberto dos Engenheiros, aliás, sábio o Humberto.
...TEM UNS AMIGOS TOCANDO COMIGO, ELES SÃO LEGAIS E ALÉM DO MAIS, NÃO QUEREM NEM SABER...
Bah, que momento...

VAPOR D'AJUDA

E o IQO disse, " tenho uma levada de batera pra uma musica que estou compondo", saquei bem o que ele queria, mas na hora me pareceu meio estranha a idéia, pensei em dar a curva nele, em modernizar aquilo, sei lá... Bom, o fato é que quando tocamos a primeira vez no ensaio não tinha outro jeito... A musica tinha sido feita praquele ritimo mesmo, arrumamos mais algumas partes e foi,, era aquilo mesmo e muito afu..!! Gosto muito dessa musica e agora seus ícones são bem claros pra mim. Mais tarde, em um lugar muito simpático me deparei com uma historia bem parecida, igreja Matriz Nossa Senhora D'Ajuda.

segunda-feira, 12 de março de 2007

VAPOR D'AJUDA

Ainda da série "Letras comentadas pelo Autor"....

Durante as gravações de Parece Estranho, eu estava com a guitarra ligada quando toquei, despretensiosamente, uma frase bem melódica e q não me saiu mais da cabeça. Na mesma hora pensei numa levada de bateria q fosse marcante...q começasse antes da guitarra...adoro músicas assim...exemplo atual: Jaded, do Aerosmith. Aquela introdução é 50% da beleza da música.
E o Caio percebeu com riqueza de detalhes como eu havia "desenhado" a levada de bateria.
Depois do estúdio, fiz uma caminhada de uns 3 km até a minha casa, pq precisava de espaço e tempo pra criar e essa é a minha técnica de composição. Fui criando a melodia da voz pra depois colocar a letra.
O título eu já havia criado um ano atrás. Queria escrever sobre fé e esperança. Cara, que mundo é esse? Onde tá o valor da vida? Que banal morrer hj em dia. Pensei no Rodrigo Netto, fazia pouco tempo da morte dele. Assisti a um documentário sobre aquela chacina na Rússia onde morreram várias crianças. Pensei no papel do artista, do músico, do homem, de mim e fui escrevendo.
Mergulhei nessas idéias, assim como quando escrevi Os Anjos.
E, pra completar, o Caio, durante suas férias, encontrou uma igreja em Ilhabela/SP chamada Nossa Senhora D'Ajuda....é um sinal !

sexta-feira, 9 de março de 2007

ÀS VEZES ME PARECE BOM...


Parece Estranho foi a primeira música da nova safra. Depois de 7 anos convivendo, tocando e viajando com a formação antiga, me deparei com a mudança. Só restou eu.
O Paulo e o Caio aceitaram a empreitada de "recuperar o tempo e um trabalho quase perdido".
Toda essa transformação mexeu com o meu lado compositor. E consegui passar isso na letra e na melodia de Parece Estranho. Falo dessa nova fase, eu ali...sozinho mas bem acompanhado, me sentindo um, milhões e ninguém. Aqueles q até então eram minha família, viraram estranhos.
Muito sinistro tudo isso. Uma mistura de leveza e culpa por alguma coisa, sei lá. E essa leveza agora vai fazer parte do som. Tá bem mais leve. Poucos drives. Quero canções. Letra e melodia. "Eu sei que tudo não passou de um sonho que às vezes me parece bom..."

NAQUELE DIA

Quarto de hotel, a cidade era Cruz Alta. O primeiro show da volta de um longo intervalo da Stereobox. O time era o IQO, o Caio eu e o Carlos. O lugar do show era bem bacana, o som era meia boca e o show tava pronto. Dois covers pra animar a gurizada e o resto, todas próprias.O som da casa era ruim, mas isso não é nenhuma novidade.Começamos o show perto da 1:30 da manha, umas 500 pessoas na casa, o som ainda sendo ajustado durante as primeiras musicas, um amadorismo impressionante da equipe de som, e pra variar, justo no meu amplificador, deu pau na energia elétrica. Fiquei umas duas musicas brigando com o roadie e com o técnico de som da casa. Lindo. Eu tava quase me botando num deles, o primeiro que chegasse na minha frente, quando uma alma abençoada (sim, tinha uma) o Jatyr, me apresenta um estabilizador e tudo se resolveu. Ele foi buscar o dito equipamento na casa de um dos caras da equipe de som.As pessoas conheciam as musicas da banda e isso foi o mais gratificante. Definitivamente, os melhores momentos não foram os covers.O Caio fez uma coisa admirável, tinha um voo pra Sp as sete e meia da manha do dia seguinte ao show. Foi de carro, terminou o show e voltou pra Porto Alegre, e chegou a tempo!!!Os que ficaram, eu o Iqo e a equipe técnica, acabamos indo dormir no hotel.Cheguei no quarto e mostrei pro IQO um texto que eu havia escrito, sobre uma história que na verdade tinha o objetivo de se transformar, e ele achou o texto muito legal. Duas semanas depois o IQO chega no estúdio com uma musica nova, NAQUELE DIA, que é a que estamos finalizando nesses primeiros dias de Março. Em breve a galera vai poder ouvir o som no site e no blog, portanto, vem novidade aí!!

THE LONG AND WINDING ROAD


Sim, é uma looonga estrada a ser percorrida por quem acredita em alguma coisa. Conheci o IQO ainda no segundo grau. Tínhamos inúmeras afinidades musicais, manias e estávamos sempre no time de futebol de quem não jogava nada, ou seja, os excluídos da turma. O colégio era o Protásio Alves. Ali, nos intervalos, dividimos alegrias, angustias, cigarros, cafés e boas gargalhadas. Acreditávamos em algo, a música, ambos.O IQO nessa época tinha uma banda chamada Intolerantes, e eu, bem, eu tinha somente a vontade de tocar, porque eu não sabia nada de música, apenas gostava muito. O tempo foi passando, montamos nossa primeira banda juntos, a Deuses Daqui, com uma imensa vontade de mudar o mundo, ainda que o que fosse o mundo do nosso quarto, mas era a inocência aliada a doce ignorância do mundo do mainstream da música. Tá certo, éramos meninos de certa forma, mas tínhamos esse objetivo, tocar e mudar as coisas. Ensaiávamos no estúdio do Leviatan, uma banda pioneira do som pesado em Porto Alegre. Era hilário. A gente chegava e o dono do estúdio, o Flávio, ficava lendo dentro do estúdio enquanto a gente tentava tocar. Ele fazia isso pra cuidar os equipamentos, acredite se quiser.Bom, depois a gente foi tocando com outras pessoas, passando por várias fases e absorvendo milhares de influnecias e inevitavelmente, perdendo a inocência.Muito tempo depois, mas muito tempo mesmo, voltamos a tocar juntos. Com uma nova visão do contexto onde estávamos inseridos, e montamos a Gravidade Zero, banda que logo em seguida se transformou na Stereobox. Foram para o RJ e eu fui fazer outra coisa, que tambem gosto muito. Radio, e em outra cidade.Passaram-se alguns anos, gravaram em um dos melhores estudios do Brasil, o AR e voltaram pra Porto Alegre. Nos reencontramos, gravaram o segundo disco. Passaram por momentos complicados, com musicas praticamente estouradas na radio e nenhum show acontecendo. Entraram e crise, também, quem não entraria.Reencontrei o IQO e depois de muita conversa sobre as possibilidades, acabei retornando ao trabalho, infelizmente alguns não estavam mais juntos e montamos uma nova Stereobox.Agora, estamos começando bem ali, naquele momento depois do meio e bem longe do fim, sabe? Onde se tem um reconhecimento mas as aberturas ainda estão distantes, porque se ficou muito tempo sem apresentar nada que realmente estivesse em andamento. Enfim, estamos de novo correndo atrás daquilo que já tivemos, correndo atrás do nosso lugar, que está ali, nos esperando.Gravadoras? Não não, estamos gravando tudo novo para disponibilizar pelo site, onde estaremos direcionando todas as forças.No mais, muita história pra contar e bons amigos no meio do caminho. Importante dizer que uma das peças importantes para a organização da casa foi a entrada do Caio no projeto. Temos ainda o Jorge Dorfmann no baixo.O resto, bem o resto é historia e lembranças.Acessem www.stereobox.com.br

1...2...3....GRAVANDO!!!

Pois é. Aqui estamos nós três (Eu, o Paulo e o Caio) trancados no estúdio preparando material novo. O mais legal é esse lance de INDEPENDÊNCIA pra gravar é a liberdade nas ações artísticas. A gente tenta driblar nossas indisciplinas pra liberdade não virar libertinagem. Estamos nos organizando e tem sido bem bacana.Vamos às novas:Depois de finalizarmos PARECE ESTRANHO e MAR ADENTRO no ano passado, ficou um vácuo pras novas composições. Isso me deu tempo de ir compondo sem stress e, por isso, eu to com tanto fragmento de música q tento colar e fazer meus "frankensteinzinhos". Bendito celular com gravação de voz!Estamos trabalhando em cima de NAQUELE DIA, VAPOR D'AJUDA, TUDO Q É SEU e BAND AID.As próximas serão: SEJA BREVE!, SOBRE BORBOLETAS E GIRASSÓIS, EU E A LUA e HABLANDO POR MI LIBERTAD (uma composição q mostrei pro Paulo há aproximadamente 13 anos atrás e só agora resolvemos descongelar).Por enquanto é só, pessoal!PARABÉNS MULHERES PELO DIA DE HOJE!Segue a foto da gravação de ontem, 07/03/2007.

Stereo no estudio


Estamos gravando um novo disco. Acompanhe o nosso blog pra saber novidades sobre a banda e os novos trabalhos. Tambem confira informacoes no site www.stereobox.com.br!